História do Horizonte FC.

Fundação

O Horizonte FC nasceu em 1933 por iniciativa dos irmãos Horácio Domingos de Sousa (vulgo cabeça chata) e Joaquim Domingos Neto, e de vários amigos na pequena localidade de Olho D’água do Venâncio, hoje município de Horizonte. No início, suas atividades se resumiam a partidas amistosas em campos de várzea desafiando as equipes das localidades vizinhas. As primeiras partidas eram realizadas em campos de areia.

Amadorismo

A partir de 1989, com a instalação oficial do Município de Horizonte, passou-se a realizar o Campeonato Horizontino de Futebol. Logo o Horizonte Futebol Clube se destacou, sagrando-se tricampeão nos anos 1989, 1990 e 1991, vencendo ainda os campeonatos de 1993, 1998, 2001, 2002 e 2004. Em 2001 e 2002, o Horizonte Futebol Clube foi também vice-campeão em certame promovido pela AFAC entre municípios cearenses.

Profissionalização

Em 2004, ao conquistar o título de vice-campeão do Torneio Início da 3ª Divisão do Campeonato Cearense, promovido pela Federação Cearense de Futebol, chegou a disputar o quadrangular final que classificava duas equipes para a 2ª divisão. No ano seguinte, assegurou vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de Futebol.
Em 2006, obteve a terceira colocação geral da competição.
Em 2007, a partir da adoção de uma postura profissional e contando com o forte apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e dos patrocinadores, o Horizonte conquistou o título de campeão da 2ª Divisão, ascendendo à elite do futebol cearense.
Em 2008, o Horizonte tinha como objetivo disputar a fase final do Campeonato Cearense de Futebol e ficar entre os quatro melhores da competição. Para alcançar esse objetivo, os trabalhos foram iniciados na primeira quinzena de novembro de 2007. E sob o comando de Argeu dos Santos, o Horizonte Futebol Clube conquistou o seu objetivo e terminou o campeonato como o terceiro colocado, conquistando também a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série C, onde foi eliminado ainda na primeira fase.
Em 2009, o clube fez uma campanha mediana no Cearense 2009, terminando na 7ª posição.

Década de 2010

Em 2010, a equipe fez uma boa campanha no Cearense 2010, acabando na 4ª colocação, e conquistando o inédito Título do Interior(que seria mais tarde chamada de Taça Padre Cícero), ao vencer o Guarany de Sobral por 7 a 0 e 5 a 2. Ainda em 2010, venceu aCopa Fares Lopes, derrotando o Icasa na final, e garantindo vaga para a Copa do Brasil 2011.
Em 2011, terminou em 4º lugar no Campeonato Cearense e disputou a Copa do Brasil, se destacando por ter eliminado equipes tradicionalmente mais fortes como o ASA e o tradicional Guarani, e por ter empatado com o Flamengo, no Rio de Janeiro. Venceu novamente a Copa Fares Lopes e garantiu vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.
Em 2012, participou pela segunda vez da Copa do Brasil, eliminando o América de Natal na primeira fase. Na segunda fase foi eliminado pelo o Palmeiras por 3x1. No Campeonato Cearense, o clube fez uma boa campanha, terminou em 3º lugar e conseguiu uma vaga na Série D 2012. Na competição, terminou a primeira fase na terceira colocação no grupo de cinco equipes e não conseguiu classificação para a segunda fase.
Em 2013, terminou a primeira fase do Campeonato Cearense em primeiro lugar, garantindo uma vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.

FOTOS HISTÓRICAS DO HORIZONTE
Horizonte em 14/08/1993 - Em pé: Serginho, Alberto, Irisandro, Bosco, Nezinho, Claudinho e Di Boina. Agachados: Raimundo, Codó, Domingos, Bolão, Mauro e Neném.
Horizonte em 2006: Águia, Junior Cearense, Vavá, Isac, Izaquiel são alguns dos atletas na foto.
Em 2007 Horizonte conquista o seu mais importante título o do Estadual da
Segunda Divisão.
Se voce tem fotos da história do Horizonte, entre em contato conosco via Twitter ou Facebook.
Tecnologia do Blogger.